ico Arquitetura e decoração
28/11/2018

Saiba o que conferir na vistoria do apartamento novo

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Você encontrou o apartamento com todas as características que vão tornar seu dia a dia mais confortável. Mas, antes de bater o martelo, é crucial fazer uma vistoria do apartamento e evitar surpresas quando for se mudar para o novo lar.

Muita coisa pode passar despercebida em uma visita, como problemas na parte elétrica, hidráulica e até mesmo na pintura. É importante ficar de olho para não entrar em uma fria.

Para te ajudar na compra de um apartamento novo, reunimos os pontos para você prestar atenção nesse momento da compra. Boa leitura!

Saiba os principais pontos de atenção na hora da vistoria do apartamento:

Medidas do espaço

Com uma trena, verifique a metragem útil do imóvel. Nesse ponto, é importante saber se o Memorial Descritivo é coerente com o que foi entregue. Além disso, você terá uma excelente noção para ter uma ideia melhor de como ficarão os móveis.

Para o momento de avaliar o seu imóvel, existem utensílios que podem ser de grande utilidade:

– Fita métrica ou uma trena para medir as dimensões do imóvel e os cômodos;

Elétrica

Caso haja energia elétrica no apartamento, ligue todas as luzes e teste as tomadas. Verifique se tudo está funcionando corretamente. Em muitos casos, principalmente em edifícios novos, ainda não foi feita a ligação de energia elétrica. Se isso acontecer, mencione na vistoria do apartamento que não houve a chance de testes das instalações elétricas. Não esqueça de levar lâmpadas e um carregador de celular. Assim você pode testar as instalações elétricas;

Hidráulica

O sistema hidráulico é muito importante. Durante a vistoria, ligue as torneiras por, pelo menos, dois minutos, assim você poderá verificar se tem vazamentos ou problemas com sifão ou no encanamento do apartamento. Acione as descargas e bacias. Na dúvida, teste mais de uma vez!

Paredes, pintura e revestimentos

Observe qual o estado da pintura do apartamento. Existem marcas de infiltração? Falhas aparentes? Muitas vezes, o problema pode estar diante dos seus olhos.

O revestimento também é bem importante, avalie os seguintes pontos:

– Rachaduras ou trincas;

– Manchas ou respingos;

– Desníveis ou caimentos;

– Observe se os azulejos e revestimentos estão padronizados, mesma cor, modelo, etc.

Janelas e portas

Abra e feche todas as janelas e portas do seu novo imóvel. Parece simples, mas muitos esquecem desse detalhe tão importante.

Relate no documento de vistoria do apartamento qualquer irregularidade, seja dificuldade em abrir ou fechar, problemas com a fechadura. Fique de olho!

Piso e contrapiso

Cerâmicas com revestimento precário quebram em pouco tempo. Para identificar essa falha no contrapiso, bata levemente com uma vassoura. O som vai apontar se está oco ou com falhas. – Uma bola de gude ou de metal pode ajudar a observar o caimento e cerâmicas mal colocas.

Áreas comuns

Corredores, salão de festas, elevador, playground. Pense bem, você acessará bastante as áreas comuns, por isso, ela também deve estar em bom estado.

Avalie equipamentos como placas, extintores, alarmes, cercas, câmeras. Além disso, na vistoria do apartamento, preste atenção aos elevadores, escadaria, lounge.

Agora você já sabe algumas dicas e pontos importantes para a visita ao imóvel. Acompanhe mais conteúdos do nosso blog e prepare-se para todas as etapas que envolvem a vistoria do apartamento e o processo de compra!

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: