ico Economia
14/02/2019

Despesas domésticas: 4 dicas para reduzir o valor de suas contas

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Quando o mês começa a ficar longo demais para o seu orçamento é hora de colocar o pé no freio e rever seu planejamento financeiro. Muitas vezes, despesas domésticas que não consideramos importantes podem pesar muito nas suas finanças. 

Por isso, vale a pena reavaliar pequenos hábitos para identificar desperdícios que estejam passando despercebidos. Quando bem gerenciados, esses gargalos podem representar uma boa economia. Confira, neste conteúdo, algumas dicas de como reduzir despesas domésticas e obter um alívio em seu planejamento financeiro.

  1. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso

Mesmo quando os aparelhos eletrônicos estão desligados, eles podem consumir energia elétrica. Isso ocorre quando deixamos acionado o modo “stand by” ou o timer — aquela luzinha vermelha que fica acesa, aparentemente inofensiva, ajuda a jogar sua conta de energia às alturas.

A medida correta é desligar todos os equipamentos da tomada, como TV e micro-ondas, por exemplo, enquanto não estão sendo usados. Faça o teste durante um mês e você verá a diferença na sua conta de energia.

  1. Renegocie os pacotes de TV e internet

Você já se deu conta que não consegue aproveitar de todas as dezenas de canais de seu pacote de TV a cabo? Pelo menos a maioria das pessoas não tem sequer tempo para isso. No final, você termina pagando por aquela infinidade de programas que nunca vê.

Sendo assim, uma alternativa é procurar a sua operadora e questionar por pacotes mais baratos e mais adequados às suas preferências para que você pague apenas pelo que usufrui. Com a internet a situação é semelhante, uma vez que nem sempre utilizamos todos dos recursos contratados e, muitas vezes, há margem para negociar.

  1. Faça lista de compras

Provavelmente você nem imagina, mas os supermercados são estrategicamente organizados para fazer com que você gaste mais, comprando uma série de produtos que, na realidade, não precisa.

Desde o layout das embalagens até a posição dos produtos nas prateleiras, tudo é pensado para conduzi-lo a compra de produtos supérfluos. E isso é feito aproveitando-se de algumas fraquezas que nós, consumidores, temos.

Por isso, antes de ir ao mercado, sempre faça uma lista de compras, com tudo o que você realmente precisa. E tenha resistência para manter-se fiel à ela. Também nunca vá ao supermercado com fome, pois, assim, você sempre levará alguma guloseima além do previsto.

  1. Use mais iluminação natural

Quantas vezes o sol brilha forte na rua e você está dentro de casa, sob a luz das lâmpadas? Pois saiba que, além de economizar, aproveitar a iluminação natural pode ser mais saudável.

E você pode melhorar nesse ponto simplesmente alterando a posição dos móveis ou abrindo as cortinas. Experimente! Além de economizar, você vai melhorar o ambiente de sua casa!

Essas são algumas dicas de ações simples que podem ajudá-lo a reduzir suas despesas domésticas. Lembre-se de que com suas finanças ajustadas, sobram mais recursos para você realizar seus sonhos, como adquirir uma casa nova!

Gostou de nossas dicas? Gostaria receber mais informações e também conhecer um pouco melhor o mercado imobiliário? Então assine nossa newsletter!

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: