ico Arquitetura e decoração
19/02/2019

Otimização de espaços: aproveite cada cantinho de sua casa!

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Alguns cuidados especiais na composição do ambiente podem te ajudar a valorizar seu lar e deixá-lo muito mais aconchegante. A decoração é sua principal aliada na otimização de espaços e nós vamos te ensinar a usá-la a seu favor.

Entre os principais quesitos que merecem atenção, está a iluminação, os cômodos integrados e, até mesmo, o uso de alguns elementos fundamentais, como os espelhos. Ao seguir essas táticas, é possível ampliar espaços e, ao mesmo tempo, deixá-los mais acolhedores.

Pensando nisso, criamos este post para ajudá-lo nessa tarefa. Ao longo da leitura, daremos dicas valiosas para deixar sua casa do jeito que você sempre quis. Confira!

 

  1. Utilize espelhos no ambiente

Quer deixar a sua decoração incrível? O primeiro passo é investir no uso de espelhos. Isso mesmo! Muito além de serem meros objetos decorativos, eles são excelentes para ampliar o ambiente, causando a impressão de que o espaço é maior do que ele realmente é.

No entanto, antes de sair por aí enchendo os seus cômodos de espelhos, procure considerar alguns fatores importantes. São eles:

  • reflexo: evite posicionar o objeto em frente ao banheiro ou outros locais que não sejam adequados de refletir;
  • foco: colocar o espelho atrás da televisão ou no office pode comprometer a sua concentração;
  • não exagere: escolha apenas um local da parede para pendurar o espelho. Caso contrário a decoração pode ficar comprometida.
  1. Invista em uma boa iluminação 

Uma boa iluminação é essencial em qualquer ambiente — seja ele pequeno ou grande. Luzes em lugares estratégicos tem o poder de deixar o espaço visualmente mais confortável e, inclusive, oferecerão mais praticidade para que os moradores realizem as suas atividades diárias.

Para não errar, instale lâmpadas de acordo com a proposta de cada ambiente. Quer um exemplo? Cômodos exclusivos para o descanso, como a sala de estar e dormitórios, devem ser compostos por aquelas de tonalidade amarelada, que são excelentes para adicionar um toque acolhedor no local. Já a cozinha, escritório e lavabo exigem a nossa atenção e, por isso, conversam melhor com uma iluminação fria e clara.

Outros pontos de iluminação, em locais diferentes, auxiliam não só no dia a dia, mas também na decoração. Esse é o caso dos pendentes sobre a bancada da cozinha ou uma luminária de chão ao lado de poltronas.

  1. Dê preferência aos espaços integrados

Os chamados espaços integrados são a solução mais recente para quem deseja aproveitar melhor cada centímetro de uma residência. Eles são aconchegantes e, ao mesmo tempo, capazes de transmitir a sensação de amplitude para qualquer ambiente.

Nesse caso, os cômodos não têm paredes ou qualquer outra divisão rígida. Em vez disso, utilizam-se outros métodos para delimitar os cômodos, como o uso de estantes para dois ambientes, bancadas divisórias e muitos outros.

Além da cozinha e da sala de estar, é possível fazer outros tipos de integração igualmente interessantes. Veja abaixo algumas sugestões:

  • sala de estar e varanda;
  • sala de estar e escritório;
  • cozinha e varanda gourmet;
  • sala de estar e dormitório.
  1. Aposte nos nichos 

Os nichos são os grandes aliados de quem deseja decorar e ao mesmo tempo organizar um ambiente. Eles são extremamente versáteis, podem ser instalados em qualquer cômodo de uma residência e ocupam pouquíssimo espaço.

Os nichos lembram bastante as prateleiras, mas a diferença é que eles trazem o formato de box, ou seja, uma espécie de caixa. No mercado, é possível encontrar modelos de diferentes tamanhos, cores e formatos, como os retangulares, quadrados ou redondos.

Em ambientes como os dormitórios, sala de estar e office, eles ajudam a armazenar objetos, sem interferir na circulação, uma vez que são instalados no alto das paredes. É uma alternativa moderna e despojada para quem deseja organizar livros, porta-retratos, vasinhos e outros adornos.

Viu só? Com a devida atenção a decoração do seu ambiente vai jogar a seu favor. Ao seguir essas dicas, você terá muito mais bem-estar em todos os ambientes do seu lar. Experimente!

Depois de conhecer as nossas dicas exclusivas, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em primeira mão!

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: