ico Uncategorized
09/07/2019

Não sabe como organizar a despensa? Conheça 5 dicas práticas!

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Olá, tudo bem? Sabe, eu já tive muita dificuldade em organizar a despensa da cozinha. Até havia me acostumado com o fato de algumas coisas faltarem e outras, que não uso tanto, sobrarem. No entanto, o dia que joguei fora um pacote de macarrão porque estava vencido e cheio de bichinhos, foi o fim da picada.

Nesse momento decidi organizar o armário da despensa. Com os espaços otimizados pude guardar tudo, sem ficar nada em cima do balcão. Ah, outra coisa, consegui economizar tempo para guardar os produtos e dinheiro nas compras.

Quer saber como consegui tudo isso? Veja mais abaixo as minhas dicas, elas são bem práticas — você precisará de uma playlist animada para começar. Bora lá?

1. Inicie limpando a despensa

O primeiro passo deve ser esse: limpando e preparando o local de armazenamento dos alimentos e demais itens. Tire tudo do armário e aproveite para consertar buracos e aberturas, para evitar entrada de animais. Se for necessário, também é o momento de dedetizar.

2. Use organizadores práticos

Organizadores são muito úteis para arrumar a despensa da cozinha. Eu comecei com os potes de plástico que não tinham mais tampa e usei para guardar miudezas, como temperos, sucos e outros pacotes pequenos. Depois comprei potes de vidro para armazenar cereais, açúcares, grãos e massas secas.

O vidro é ótimo porque é durável e ecológico, mas caso tenha crianças em casa, sugiro os potes de alumínio. Eles têm as mesmas qualidades dos de vidro, porém, não causam acidentes domésticos com os pequenos. Outra dica boa para organizar é comprar aqueles prendedores para fechar pacotes — chega de comer biscoitos e bolachas moles!

3. Categorize os alimentos

Uma boa forma de organizar a despensa é categorizar os alimentos no armário, arranjando na disposição que você achar melhor. Aqui em casa guardamos tudo pela ordem de mais usados e também costumo deixar os itens pequenos mais na frente, para não perdê-los no meio de tudo.

As guloseimas eu guardo no alto do armário, assim evito de comer fora de hora e nem deixo os lanchinhos a mão livre dos filhotes. Procuro, também, facilitar o acesso àquilo que acho mais saudável para eles comerem, como barras de cereais, pão integral e granola.

4. Faça etiquetas descritivas

Essa dica de organização da despensa da cozinha foi a parte mais divertida de todo o processo. Confesso que deixei a imaginação solta e fiz até desenhos junto com o nome para identificar melhor. Tudo o que usei foi caneta hidrocor, lápis de cor, folhas A4, tesoura e papel contact transparente.

Chamei até meus filhos para me ajudarem, e fizemos deste um momento em família para decorar a casa com a nossa própria tendência. Você também pode comprar etiquetas prontas se preferir praticidade. Caso seja uma pessoa habilidosa, você pode usar cola colorida para fazer desenhos e escrever diretamente nos potes e prateleiras.

5. Mantenha a organização

Eu sei que manter a organização não é fácil, e por isso mesmo que costumo fazer uma listinha com todos os produtos que geralmente consumimos aqui em casa. Aí colo na parte interna da despensa da cozinha. Desse jeito, sempre que algo acabar, será anotado e saberei exatamente o que repor.

Sabia que isso me ajudou a diminuir despesas domésticas? Pois, quando vou ao mercado, consigo comprar exatamente o que precisamos e está em falta. Além do mais, consigo aproveitar promoções específicas do supermercado, comprando naquele dia os itens que faltam na lista.

Outra dica para organizar a despensa da cozinha e mantê-la assim por mais tempo é, sempre que chegar compras novas, colocar os produtos mais perto de vencerem em evidência, logo na frente dos outros. Assim nada fica velho e é possível evitar o desperdício, sendo uma casa mais sustentável.

O que achou das dicas que passei para organização da despensa? Seria legal se você seguisse as redes sociais do blog, recebendo as novidades pelo Facebook, Instagram, LinkedIn ou YouTube!

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: