ico Uncategorized
30/07/2019

Já ouviu falar em IPTU verde? Veja como conseguir esse benefício

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

A preservação ambiental é um tema cada vez mais marcante no dia a dia das pessoas. Além das responsabilidades das companhias, também é importante levar em conta como cada indivíduo pode contribuir com essa tarefa. Para garantir a cooperação da população, o governo também introduz alguns incentivos, como o IPTU verde, por exemplo.

Como o nome já diz, trata-se de um programa que recompensa pessoas por investirem em casas mais ecologicamente corretas, minimizando seu consumo de recursos e criando áreas verdes domésticas.

Para entender melhor em que consiste esse programa e como você pode fazer parte dele, acompanhe este post que preparamos sobre o tema.

Por que esse programa existe?

Como já mencionamos, o IPTU verde é um incentivo para que os cidadãos também invistam em estruturas ecologicamente corretas em suas casas, que vão além de ter um jardim, por exemplo. Isso pode incluir um sistema de reaproveitamento de água, um jardim sustentável, energia solar, entre outras coisas.

Mesmo com amplo investimento na área, seria impossível para o governo ou para as empresas conseguirem alcançar um resultado amplo sem alterar completamente os hábitos de consumo dentro das casas da população. Sendo assim, o desconto no IPTU para habitações verdes é uma alternativa de investimento.

Quais são as vantagens de ter o IPTU verde?

Claro que, ao fazer parte deste programa, você não sai sem alguma compensação. Vejamos os principais benefícios envolvidos.

Redução do imposto

A redução do IPTU é o principal incentivo para a criação desse tipo de estrutura. Considerando como esse desconto pode influenciar o seu orçamento no médio e longo prazo, não é surpresa que muitos fiquem interessados nesse programa. E como o cidadão está realizando um investimento que beneficia a sociedade como um todo, nada mais justo do que compensá-lo por isso.

Redução das despesas gerais

Além do desconto no imposto, você também terá todos os benefícios de uma casa mais econômica e ecologicamente correta. Economia de energia e água, por exemplo, sempre tem um efeito positivo no seu orçamento ao longo do tempo. Especialmente para quem busca otimizar as próprias despesas.

Como obter esse benefício?

Considerando suas vantagens, você já deve estar interessado em fazer parte do programa de IPTU verde. Resta apenas saber como você pode fazer isso. De forma simplificada, há duas coisas que você deve fazer, conforme a seguir.

Aplique sistemas sustentáveis em sua casa

Para fazer parte do programa, o mais importante é que você tenha uma casa ecológica. Sendo assim, sua primeira atitude deve ser escolher os sistemas e adotá-los. Painéis solares, reutilização de água, arborização, entre outras coisas, contam para o benefício.

Faça o registro para pedir a redução

Como o IPTU é um imposto municipal, você tem que ir até sua prefeitura para fazer seu cadastro. O valor final do desconto pode ficar entre 2% e 15%, dependendo do tamanho das modificações realizadas na casa. Para determinar o valor, a prefeitura pode exigir que um fiscal avalie o local e valide suas afirmações.

Agora que você entende o que é o IPTU verde, é hora de levar isso em conta na hora de pensar sua casa. Você só tem a ganhar com economia de energia, reutilização de água e a diminuição dos seus custos com o próprio incentivo oferecido pelo governo.

O que achou de usar esse benefício para seu imóvel? Tem alguma dúvida sobre como aplicar o IPTU verde? Deixe um comentário!

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: