ico Dicas de compra
21/05/2019

Financiar imóvel usado ou novo: o que vale mais a pena?

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

21O financiamento é uma das modalidades de compra de imóveis mais utilizadas no mercado imobiliário, seja para qualquer tipo de imóvel que você for adquirir. Uma das grandes dúvidas das pessoas que estão em busca da casa própria é: financiar imóvel usado ou novo?

Tanto um imóvel novo quanto o usado tem as suas vantagens, porém é importante que as pessoas avaliem bem qual a melhor situação para elas. Ou seja, qual se adequará melhor nas necessidades de todos da família.

Sendo assim, preparamos um conteúdo para mostrar a você as vantagens de se financiar um imóvel novo ou usado, as principais diferenças entre eles e qual a melhor opção e a mais visada pelos compradores no mercado. Vamos lá?

Prós e contras

Um imóvel novo traz uma estrutura moderna e recém-finalizada, onde você será o primeiro proprietário a usufruir de tudo em primeira mão. Os apartamentos em lançamento trazem muitas novidades que valorizam o imóvel, como por exemplo: área de lazer com piscinas, academias, salão de jogos, garagem para mais de um carro, entre outros aspectos.

Além disso, contam com os mais modernos produtos e materiais de construção, como os acabamentos, revestimentos, tomadas padronizadas com o modelo atual, bem como uma planta mais inteligente e funcional, que busca valorizar cada espaço otimizado.

Já os imóveis usados são mais baratos do que os novos e trazem uma boa margem para negociação do preço, uma vez que o proprietário, geralmente, precisa se desfazer do bem com mais urgência. Ainda costumam ser mais espaçosos, apresentando cômodos bem grandes.

Qual deles financiar?

Um financiamento imobiliário é um processo em que uma instituição financeira oferece um crédito imobiliário para o comprador para que ele pague o valor do imóvel e, em seguida, faça uma negociação para dividir esse empréstimo em parcelas durante um tempo até quitar todo o empréstimo.

Esse período varia de quanto a pessoa pagará mensalmente pelo valor financiado, e por isso, quando a intenção do comprador é financiar o imóvel, o ideal é que seja feito por um novo. Isso porque o usado pertence a um proprietário que pode não aceitar o financiamento como forma de pagamento e você poderá correr o risco de precisar passar por grandes reformas, já que o empreendimento já foi usufruído.

Maior valorização

Um fator importante que viabiliza ainda mais o financiamento de um imóvel novo é a grande chance de valorização. Além disso, contar com equipamentos modernos, pertencer a condomínios com áreas de lazer e estarem muito bem localizados também contribui para que o empreendimento seja mais valorizado.

Sem reformas

Como tudo é novo e feito com materiais de qualidade, o imóvel estará em excelente estado de conservação, sem a necessidade de realizar reformas por um bom tempo. Ou seja, você não terá que ficar preocupado com esse tipo de gasto com manutenções.

Só decorar e morar

Um apartamento novo também permitirá planejar toda a decoração de acordo com aquilo que mais o agrada e projetando o melhor para aquele espaço. Depois, é só morar e aproveitar de todas as novidades que esse imóvel tem para oferecer.

E aí, foi bom aprender um pouco mais sobre se é melhor financiar imóvel usado ou novo? Ficou interessado em ver mais conteúdos como esse? Então assine a nossa newsletter para continuar nos acompanhando!

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: