ico Uncategorized
25/07/2019

Decoração industrial: aprenda como incorporar nos ambientes da casa

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Entre os temas mais presentes nos imóveis contemporâneos, a decoração industrial teve origem em Nova York. Foi entre 1950 e 1970 que o estilo ganhou destaque na cidade norte-americana, quando antigas construções de fábricas foram ocupadas por artistas que queriam uma opção de moradia mais acessível.

Quem habitava esses imóveis tinha muita área disponível. Afinal, a combinação de pé-direito alto com poucas divisórias internas permitia otimizar o espaço e desfrutar de ambientes amplos. Hoje, essa atmosfera é uma das preferidas de quem deseja um toque urbano e moderno no próprio lar.

Quer saber como incorporar o estilo aos cômodos da sua casa? Então, não perca as dicas que preparamos para você atingir esse objetivo!

Combine materiais rústicos e cores neutras

Superfícies desgastadas com o passar do tempo são características presentes no visual de uma indústria. Por isso, uma maneira de compor a residência é apostar em materiais que tenham uma aparência rústica. Bons exemplos são a madeira de demolição, o concreto e o tijolo maciço.

Você pode incluí-los em paredes, pisos e até em detalhes do forro. Outra opção é o cimento queimado, acabamento que garante um efeito mesclado e muito bonito aos locais onde é aplicado. Tendo como base a tonalidade original desses materiais, invista em paletas de cores neutras, como cinza, marrom, branco e preto.

Mantenha as estruturas e as instalações aparentes

Outro aspecto marcante na decoração industrial é a possibilidade de manter itens construtivos em evidência. Isso inclui vigas, colunas de sustentação e até partes da cobertura (no caso de residências térreas ou lofts). O objetivo é realmente criar uma atmosfera típica dos antigos galpões.

Se você gosta de seguir as melhores tendências à risca, não deixe de manter componentes das instalações elétricas e hidráulicas à vista. Tubulações, cabos de internet, fios de aparelhos e tomadas são bons exemplos de itens que podem ficar aparentes, como se fizessem parte da composição.

Invista em uma planta com conceito aberto

O layout das grandes fábricas costuma ser extremamente funcional. Em outras palavras, significa que a planta dessas construções geralmente é livre e não conta com muitas paredes. Isso permite aproveitar o espaço disponível ao máximo.

Para se inspirar na ideia, procure manter diferentes ambientes integrados. As duplas cozinha americana e sala de estar, e hall de entrada e sala de jantar funcionam bem. O objetivo é evitar as divisórias entre esses recintos para gerar amplitude e continuidade visual.

Use móveis restaurados e itens metálicos

Tem um conjunto de cadeiras herdado da família ou uma cama velha de ferro? Pois saiba que peças antigas caem muito bem na decoração industrial e devem ser aproveitadas. Também vale apostar em modelos restaurados ou concebidos em madeira envelhecida.

Para complementar, capriche nos acessórios com acabamento metalizado (ouro, prata, rosé). Podem ser castiçais, esculturas, bandejas, luminárias e até utensílios de cozinha. Os eletrodomésticos com brilho ou coloridos também são bem-vindos para criar pontos de contraste sobre o fundo neutro.

Valorize a iluminação natural

Jogos de luz e sombra são efeitos comuns dentro de fábricas, já que a luz nesses espaços entra por aberturas diferenciadas. Assim, é interessante que você use a proposta como referência e aproveite ao máximo a claridade que vem de fora.

Se possível, cubra as janelas com cortinas leves e de cores claras, que deixam a luz passar. Divisórias de vidro ou painéis vazados também são recursos interessantes porque fazem com que os raios solares consigam atravessar diferentes recintos.

Ao valorizar a iluminação natural, você manterá os cômodos mais agradáveis durante o dia. A combinação da luz com as superfícies neutras também dará a impressão de que os ambientes são maiores, o que é ótimo para um apartamento pequeno.

Gostou das possibilidades para transformar seu lar por meio da decoração industrial? Para tirar as ideias do papel, vale a pena buscar a ajuda de um profissional experiente e acostumado a trabalhar com o estilo. A arquiteta Elisa Vasconcelos é um dos nomes de destaque que devem compor a sua lista de opções.

Ainda não segue o nosso perfil nas redes sociais? Faça uma visita no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no Youtube para acompanhar as novidades!

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: