ico Uncategorized
11/07/2019

Consórcio ou financiamento: quais as características e diferenças?

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Na hora de adquirir um bem de alto valor, como um imóvel, há muitas coisas que precisam ser levadas em conta. Em primeiro lugar, é quase impossível comprar uma casa a vista, então você tem que recorrer a um consórcio ou financiamento. Porém, sempre surge a questão: qual dos dois é o mais adequado para o que você quer?

A resposta pode variar um pouco de acordo com o contexto, já que as duas opções oferecem seus prós e contras na hora de comprar seu imóvel ideal. Para tomar a melhor decisão, é importante que você entenda suas diferenças e considere os fatores mais importantes.

E para ajudá-lo, explicaremos quais são as características do consórcio e do financiamento. Acompanhe!

Como funciona o consórcio?

Nesse modelo, um conjunto de pessoas que buscam um bem semelhante, como uma casa, são reunidas por uma administradora financeira, a qual oferece um plano de compra. Cada membro do consórcio se propõe a pagar o valor integral do produto em um parcelamento, que pode durar alguns anos, sendo que todo o dinheiro é recebido diretamente pela administradora.

Quando há dinheiro suficiente acumulado, a instituição sorteia um dos membros para ser contemplado, ou seja, para receber o dinheiro que precisa para compra o bem a vista, mesmo que não tenha quitado as parcelas. Você ainda tem que continuar pagando as demais parcelas e taxas de manutenção, ou o imóvel pode ser tomado pela administradora.

Como funciona o financiamento?

financiamento, por outro lado, é um pouco mais simples. Nele, você entra em contato com uma instituição financeira e também faz o parcelamento da compra, pagando as parcelas e os juros ao banco. Porém, em vez de ter que esperar pelo sorteio, você pode pegar as chaves imediatamente e já começar a usar o imóvel. Desde que você continue pagando suas parcelas em dia, não haverá nenhum problema.

O que levar em conta na sua escolha?

Antes de escolher entre consórcio ou financiamento, é importante levar alguns fatores em conta. Como já dissemos, cada opção tem seus prós e contras. Veja aqui alguns exemplos.

Urgência para receber as chaves

O primeiro critério que leva muitos a escolherem o financiamento é a garantia de receber o imóvel logo. Em um consórcio, você tem que esperar até ser contemplado, o que pode ocorrer nos primeiros meses ou apenas no fim do parcelamento. Se você precisa da casa o quanto antes, o financiamento costuma valer mais a pena.

Juros e taxas

Quando você faz uma compra a prazo, sempre há necessidade de pagar algumas taxas. No caso do financiamento, isso envolve todos os juros e riscos desse tipo de compra, o que aumenta bastante o valor final. No consórcio, as taxas costumam ser menores, já que a administradora usa o dinheiro de todos os membros para fazer a compra, essencialmente, a vista.

Valor de entrada

Por fim, é necessário comparar o valor de entrada exigido em cada plano. Alguns consórcios e financiamentos podem exigir um valor inicial mais alto, seja para aumentar a garantia da instituição financeira ou permitir a aquisição do primeiro imóvel o quanto antes.

Com essas informações, você já está mais preparado para escolher um consórcio ou financiamento. Se você estiver bem preparado e contar com apoio especializado, não deve ter problema nesse processo.

Falando em especialistas, entre em contato com a RNI e veja como podemos ajudar a encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: