

Guia para conseguir financiamento – Agora vai!
Achou o imóvel ideal? Com a queda da taxa de juros, este é o momento certo para conseguir financiamento para morar ou investir. De fato, o procedimento tem vários detalhes que precisam de atenção, mas não é tão complicado quanto pode parecer a princípio. Então, entenda como funciona e o que você deve fazer para conseguir financiamento.
Seja realista em relação ao seu orçamento
Para conseguir financiamento, é preciso saber exatamente qual a sua capacidade de pagamento. Mas lembre-se: quanto maior o valor da entrada, menor será o saldo devedor.
Certamente, uma entrada maior também aumenta as chances de aprovação do crédito. Simulações on-line indicam o financiamento mais adequado ao seu perfil.
De outra forma, vale lembrar que as parcelas não podem ultrapassar o teto de 30% da renda familiar bruta.
Comece a escolher seu imóvel
Atenção também à escolha do imóvel. As condições para obter o financiamento podem variar se o imóvel é novo, usado ou na planta. Se for usado e estiver em más condições, pode haver problema, já que os bancos fazem uma perícia local.
Prepare a documentação para conseguir financiamento
Antes de pedir o financiamento, reúna toda a documentação e verifique se está em dia, para não haver qualquer pendência.
Os documentos podem variar de um banco para outro. Mas, geralmente são pedidos originais e cópias de CPF, identidade, e comprovantes de estado civil e renda. E se você for casado, seu cônjuge também deve apresentar a mesma documentação.
Além disso, a comprovação de renda deve ser feita através de extratos bancários, holerite ou mesmo a declaração completa do imposto de renda.
Quem é autônomo também tem mais de uma opção para comprovar renda: declaração do IR; declaração do sindicato da categoria; contrato de prestação de serviço; recibo de pagamentos de serviços prestados; ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), que deve ser feita por um contador.
Ainda, o financiamento de imóvel envolve uma análise cadastral de inadimplentes, por isso, se houver dívida pendente, pague-a antes de pedir o financiamento.
Quando pedir o financiamento
Apartamentos na planta têm algumas peculiaridades. E o financiamento é composto por duas etapas: antes e depois da entrega das chaves. Além disso, durante o período de construção, o comprador paga a entrada e as primeiras parcelas diretamente à construtora.
Realmente, ma vantagem é que a entrada pode ou não estar diluída nas mensalidades, sobre as quais não incidem juros, apenas correção monetária com base no Índice Nacional da Construção Civil (INCC).
Após a entrega das chaves, o comprador deve optar por pagar à vista ou, então, conseguir financiamento. E essa decisão também pode ser tomada antes, já na assinatura do contrato.
Mas se já anda sonhando com a casa nova, não deixe de clicar no post “Quais as vantagens de morar em apartamento novo”! Tem muito mais conteúdo útil para você no nosso blog.