ico RNI
11/02/2022

Conheça os métodos de construção do seu imóvel!

Listamos os principais métodos construtivos da RNI, quais as características e as vantagens de cada um!

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Quando você optou por viver com sua família em um condomínio, quais itens de segurança levou em consideração? Portaria, localização, vagas de garagem, provavelmente, foram as primeiras coisas que vieram à cabeça. Hoje, vamos te contar outro item que garante a segurança do seu imóvel: o método de construção!

Para te ajudar, listamos aqui os principais métodos construtivos da RNI, quais as características e as vantagens de cada um deles!

Mas, antes de tudo, é importante entender:  o que é método construtivo?

O método construtivo começa no projeto estrutural, que define os elementos estruturais (fundação, pilares e vigas ou alvenaria estrutural) que sustentam a edificação, transmitindo suas cargas acidentais e permanentes ao solo.

Quais são os projetos estruturais da RNI?

 

Atualmente, todos os empreendimentos da RNI, tanto prédios quanto casas, são feitos com várias opções de projetos estruturais. Os mais utilizados são de parede de concreto e alvenaria estrutural.

 

Paredes de concreto X Alvenaria Estrutural: Diferenças e Benefícios

 

O sistema de parede de concreto é aplicado nos empreendimentos horizontais. Na execução deste sistema, as formas metálicas podem ser reaproveitadas em diversas obras. Também utilizamos o concreto autoadensável, um método inovador, que permite o preenchimento uniforme das paredes.

 

O método construtivo com paredes de concreto é considerado benéfico pela agilidade de execução, minimização de desperdício e variedades de materiais, além de proporcionar qualidade para acabamento da estrutura. Na execução das nossas obras, são utilizados kits hidráulicos e elétricos pré-montados, industrializados em ambiente fabril, agilizando diversas etapas construtivas.

 

Já no sistema construtivo em alvenaria estrutural, temos a utilização de blocos de concreto estrutural, aço e telas armadas, argamassa estrutural e graute estrutural (um tipo específico de concreto que preenche espaços vazios de blocos e canaletas). Os blocos de concreto passam por um controle rigoroso de execução, e suas aplicações são feitas por mão de obra especializada.

 

Esse método pode ser utilizado em todos os tipos de construções, pois une, em um só material, as funções estruturais e de vedação, dispensando o uso de pilares e vigas.

É, também, considerado benéfico pela agilidade de execução e redução de desperdícios materiais.

 

Quais são os diferenciais das obras RNI?

 

A RNI possui um departamento de qualidade exclusivo, responsável pelo desenvolvimento e reformulação de processos construtivos, acompanhamento e aplicação de materiais, avaliação de materiais e fornecedores, bem como auditores internos para fiscalização das obras. Anualmente, termos também auditores externos que certificam e avaliam os processos normativos da RNI.

 

Os materiais aplicados são todos normatizados e classificados pelo Programa Setorial da Qualidade (PSQ), que promove a qualificação de empresas e desenvolvem ações de conscientização por uma construção civil segura e sustentável.

“Os métodos construtivos da RNI garantem agilidade na execução por reunirem diversas atividades em uma única execução, ocasionando uma notável redução no volume de entulhos e, consequentemente, na emissão de carbono. Além de garantirmos uma construção de qualidade, com uma mão de obra especializada”, explica Thiago Vargas, Gerente de Obras/Suprimentos

 

Quais são os certificados de segurança das obras RNI?

 

Atualmente, a RNI promove a manutenção anual da certificação ISO 9001, importante indicador que garante a segurança da obra e agiliza os processos de construção, assegurando o compromisso da empresa com a satisfação do cliente.

 

Com o residencial RNI Nova Jaçanã (São Paulo/SP), a RNI também conseguiu o certificado de Selo Azul da Caixa Econômica Federal, que avalia os fatores ambientais e de segurança da obra. Para isso, a empresa comprovou itens como eficiência energética, gestão eficiente da água, produção sustentável e desenvolvimento social.

 

Por fim, fomos certificados, através do Comitê Ambiental do Jornal do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com o selo verde. Esse comitê realiza uma pesquisa junto aos Órgãos Ambientais (nas esferas Municipal, Estadual e Federal) das empresas que possuem Licenças Operacionais emitidas pelos Órgãos Ambientais, reconhecendo que elas se adequam aos critérios exigidos, que são: Água e Efluentes; Energia; Matérias-Primas e Resíduos; Emissões Atmosféricas, e Educação Ambiental.

 

Gostou? Continue acompanhando cada etapa de construção das nossas obras no Instagram da RNI!

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: