ico Arquitetura e decoração
08/08/2018

Planejar uma casa: próximos passos da compra de terreno.

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Descubra como planejar uma casa.

Planejar uma casa própria é uma algo que traz muito prazer, mas que precisa de muita organização para que tudo saia dentro do previsto. Participar de cada passo da construção, desde a escolha do terreno, do projeto de arquitetura, até a escolha dos materiais pode ser muito gratificante, no entanto, todo esse acompanhamento é trabalhoso e exige extrema organização. Além disso, o cronograma é o primeiro passo para garantir que a obra seja finalizada dentro do prazo e que o resultado tenha a qualidade esperada, além de manter os custos dentro do orçamento.

Quais são as etapas para planejar uma casa?

1 – Fundação: preparação do terreno e construção da base que sustentará a edificação.

2 – Alvenaria: estruturação de paredes, lajes e outros pontos da casa.

3 – Laje e telhado: partes estruturais que garantem a conservação do imóvel e características arquitetônicas do projeto.

4 – Elétrica e hidráulica: consiste em toda a fiação e encanamento da residência, uma etapa delicada que exige profissionais qualificados.

5 – Acabamento: colocação de pisos, azulejos, janelas, revestimentos, etapa mais cara da obra, mas também a que vai deixar seu lar com sua cara.

A documentação é muito importante para realizar o sonho da casa.

Para construir o imóvel, é preciso cumprir as obrigações legais, garantindo, por exemplo, a aprovação do projeto. É preciso obter o alvará da obra e as licenças, de acordo com as normas dos órgãos municipais competentes. Há taxas e emolumentos legais a serem pagos e é preciso ter a documentação jurídica e cadastral do terreno. Em resumo, você vai precisar de:

– Matrícula do imóvel.

– Alvará de construção emitido pela prefeitura.

– ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do engenheiro

– Habite-se

– Registro do imóvel

– Cadastro do imóvel na prefeitura

Lembrete importante: guarde as notas fiscais e as garantias de todos os materiais que comprar para caso precise efetuar alguma troca ou apresentem defeitos ao longo do tempo.

A mão de obra: escolha bem os profissionais que vão fazer a sua casa.

Na etapa de planejamento da obra, o arquiteto é fundamental e você deve ter confiança no trabalho dele. Então, você vai contratar a equipe de mão de obra: mestre de obra, pintor, eletricista e etc. e é importante obter referências destes profissionais para não ter problemas com o resultado final. Para que tudo saia dentro do programado, você vai precisar acompanhar esses profissionais de perto, mesmo contando com um arquiteto, engenheiro e mestre de obras. Afinal, nada como o olho do dono. E, ao final, você poderá sentir orgulho do que construiu e usufruir do seu espaço ao máximo.

Atente-se a qualidade dos materiais.

Por fim, outro ponto fundamental para concluir sua casa com chave de ouro é a qualidade dos materiais escolhidos. Tenha certeza da qualidade de tudo que escolher e confira se chegaram em perfeito estado e nas especificações que você desejava.

Se você não sabia como planejar uma casa, com essas dicas fica muito mais fácil tirar o sonho do papel. No nosso blog, você encontra outros conteúdos interessantes para quem está pensando em construir. Conte com a gente.

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: