ico Dicas de compra
03/12/2018

Como funciona o financiamento de imóveis: tudo o que você precisa saber

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Conquistar a casa própria pode ser mais desafiador do que você imagina. Seja para quem quer sair da casa dos pais, mudar de endereço ou para quem está cansado de viver de aluguel. Nesses casos, o importante é conhecer alternativas e saber como funciona o financiamento, o que facilita bastante o processo.

Afinal, um imóvel tem alto valor e desembolsar todo esse investimento de uma só vez é complicado. Por isso, a busca pelo financiamento é uma modalidade cada vez mais popular, mas é preciso saber o que fazer.

Saiba como funciona o financiamento de imóveis e de que forma agir para conseguir comprar seu futuro apartamento!

O que é e como funciona o financiamento imobiliário?

Basicamente, o financiamento é um empréstimo ou crédito fornecido por uma instituição bancária para quitar um imóvel usado ou na planta.

Além disso, pode ser utilizado para construção de um novo imóvel em um lote urbano.

Condições necessárias para financiar um imóvel

Basicamente, para iniciar o processo de financiamento, basta preencher os seguintes requisitos:

– Ter mais de 18 anos completos;

– Comprovar a renda, ou seja, mostrar que tem capacidade de quitação das parcelas;

– Não ter seu nome cadastrado em órgãos de restrição ao crédito, como SPC ou Serasa, por exemplo.

Como funciona o financiamento? Conheça os tipos de financiamento imobiliário.

A diferença entre os financiamentos de imóveis é relacionada a forma com que a dívida será quitada. As opções são Sistema de Amortização Constante (SAC), Sistema de Amortização Crescente (SACRE) e o Sistema Price.

O SAC consiste em parcelas maiores no início do financiamento e com valor menor no final. Nesse caso, o comprador paga um juro menor e amortiza a dívida com mais rapidez.

Na Tabela Price, as parcelas têm o valor fixado, praticamente utilizados apenas para quitar os juros. Mas, o valor não diminui como no SAC.

Uma mistura entre a Price e a SAC é o Sistema Sacre. Nessa forma de financiamento, a prestação inicial é bem alta, mas o valor reduz com o passar do tempo. Os juros oscilam e as amortizações sobem, diminuindo o saldo devedor sempre.

Saiba como simular o financiamento

Para saber como funciona o financiamento imobiliário existem simuladores online para que você consiga comparar e encontrar as melhores condições. Basicamente, são formulários onde você preenche as suas informações e visualiza a informação sobre o número de parcelas e valores.

Alguns bancos oferecem essa opção: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Santander e Bradesco.

Pronto para o seu financiamento de imóveis?

Caso queira iniciar com seu processo, basta atender aos requisitos que explicamos nesse conteúdo, se informar no banco em que deseja tomar o empréstimo,levar a documentação exigida e se preparar para o financiamento. Analise as taxas e procedimentos de cada instituição, assim você vai encontrar o meio para acertar em cheio em sua compra!

Agora você já sabe como funciona o financiamento de imóveis, formas de pagamento e tudo que precisa para transformar o sonho da casa própria em realidade.

Acesse nosso blog e confira muitos outros conteúdos que podem ajudar a encontrar a oportunidade perfeita para comprar seu novo imóvel!

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: