ico Arquitetura e decoração
08/08/2018

Como fazer um terrário de plantas para decorar sua casa?

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Fazer esse tipo de arranjo de plantas é bem simples. Antes de tudo, mostramos passo a passo como fazer um terrário e deixar sua casa linda.

Faça você mesmo um terrário.

A paixão pelas plantas, às vezes, esbarra na escassez de tempo para cuidar delas. Uma alternativa viável para quem adora plantas e gosta de trabalhos manuais são os terrários.

Aqui vão boas dicas de plantas para você experimentar no seu primeiro terrário: minissuculentas carpete-dourado, aortia, orelha-de-gato, planta-pérola e echevéria.

Mas ter um terrário em casa traz muitos benefícios. Além de servirem para trazer um pouco da natureza para dentro da residência, eles são versáteis, cabem em qualquer cantinho. Também são bastante ornamentais, fáceis de fazer e de manter lindo.

Seguindo estas dicas simples, você consegue fazer hoje mesmo o seu.

Passo a passo de como fazer um terrário:

Para isso, você vai precisar de um recipiente com alguma profundidade, terra vegetal, pedriscos coloridos, mudas de plantas.

  • Separe um recipiente de vidro

O terrário pode ser feito em um vidro arredondado, tipo aquário ou um recipiente de vidro mais quadrado. Inclusive com uma taça é possível fazer seu novo arranjo de plantas.

  • Coloque pedriscos no fundo

Faça uma camada generosa com pedrinhas pequenas próprias para jardinagem, ao fundo do recipiente de vidro.

  • Acrescente terra vegetal

Por cima dos pedriscos, coloque uma boa camada de terra vegetal, mas lembre-se que terá de ter terra suficiente para acomodar as raízes das plantinhas.

  • E as plantas escolhidas

Para seu terrário ficar bem bonito, o ideal é ter plantinhas de vários formatos e características. As suculentas são uma boa alternativa, afinal demandam menos cuidados.

  • Cuidado com as raízes na hora de plantar

Não se esqueça de deixar um espaço de alguns centímetros entre as plantinhas. É bom assegurar-se de ter coberto todos os torrões das mudas.

  • Finalize corretamente

Enfim, verifique se precisa colocar mais terra. Caso haja necessidade, faça delicadamente. Certamente pedriscos coloridos e miniaturas personalizam seu objeto decorativo, assim o arranjo ficará impecável.

  • Cuidados básicos

As suculentas, de fato, precisam de pouca rega e manutenção. Uma colher de sopa, 2 vezes na semana, já é suficiente para manter seu arranjo lindo. Mas caso alguma plantinha não se dê tão bem, você pode limpar e substituir a muda.

Enfim, algumas pessoas montam o terrário com carvão vegetal ao fundo do recipiente, terra cobrindo as mudas e areia por cima, no lugar dos pedriscos. Tanto faz. Mas na Internet, existem tutoriais com vídeo mostrando passo a passo como fazer.

Viu só como fazer um terrário é uma maneira fácil e rápida de trazer a natureza para sua decoração? Gosta de dicas do tipo faça você mesmo? Por fim, no nosso blog, você encontra outros conteúdos de DIY (do it yourself), para sua casa ficar ainda mais bonita. Clique e confira!

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: