ico Comportamento
08/08/2018

Como fazer pequenos reparos sem precisar de ajuda.

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Nem sempre é necessário chamar um profissional.

Existem imprevistos que surgem no dia a dia e que precisam de uma solução imediata, nesses momentos nem sempre precisamos contar com um especialista. Às vezes, a melhor opção é colocar a mão na massa e aprender algo novo, como fazer pequenos reparos. Nesse caso, o imprevisto pode simplesmente ser solucionado por nós mesmos, em poucos segundos.

Como fazer pequenos reparos?

No dia a dia, de repente na hora em que precisamos de um equipamento, surge um defeito. O que fazer? Nessas horas, nada como pesquisar na Internet e achar uma solução rápida e sem custo. Reunimos aqui algumas:

Desentupir a boca do fogão

Um exemplo corriqueiro é o entupimento da boca do fogão, acontece com todo mundo. Para isso, basta remover a tampa da boca do fogão, pegar uma agulha grande de costura ou crochê que caiba no buraquinho da saída da chama, colocar a agulha e fazer movimentos rotatórios para remover os resíduos que possam estar impedindo o funcionamento adequado do eletrodoméstico.

Trocar a resistência do chuveiro

Um reparo que pode ser feito, porém, com um pouco mais de cuidado, é a troca da resistência do chuveiro elétrico. Para isso, é preciso precauções, como desligar o disjuntor, secar bem o banheiro e usar calçado de borracha. Mas será necessário abrir o chuveiro, retirar a resistência queimada e colocar a nova. Às vezes, é necessário limpar o interior com uma escovinha para remover resíduos. Então, feche o chuveiro novamente. Mas antes de ligar novamente o disjuntor, abra o chuveiro para tirar o ar e encher a câmara de água, evitando que a nova resistência queime.

Limpar vidros é fácil, porém, tem alguns riscos

Em algumas situações, como em prédios altos, limpar vidros pode ser arriscado. Não é adequado subir em bancos, camas e móveis instáveis para realizar essa tarefa, sobretudo em janelas sem redes e grades. Sendo assim, o ideal é utilizar uma escada, caso seja realmente necessário. Mas se os vidros forem muito grandes, o mais indicado é utilizar um rodo com um cabo que alcance a distância necessária. Também recomenda-se tomar cuidado para não derrubar ou respingar líquidos utilizados para a limpeza no chão, porque pode fazer com que a pessoa escorregue ou até mesmo a escada se desloque em algum momento.

Como fazer pequenos reparos, evitar riscos e ficar prevenido para emergências.

Pequenos problemas domésticos surgem quando menos esperamos. Mas para conseguir agir no momento certo e saber as providências que pode tomar, você precisa estar preparado. Certamente, existem pequenos reparos que você pode realizar sozinho, contanto que tenha as ferramentas certas e que sejam tomados os cuidados necessários.

Lista de ferramentas para ter em casa:

–  Acessórios: pregos, parafusos, cola de fixação, fita isolante, veda-roscas, buchas, etc.

– Alicate universal

– Arco de Serra

 Chave de fenda, philips e inglesa

– Martelo

–  Trena

–  Furadeira

Enfim, agora que aprendeu como fazer pequenos reparos e um pouco mais sobre algumas manutenções, dá para ficar mais seguro e resolver sozinho, né? Confira outros conteúdos para quem gosta de aprender coisas novas no nosso blog. Boa leitura.

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: