ico Dicas de compra
13/11/2018

Como comprar um imóvel: entenda as diferentes formas de pagamento

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Adquirir um imóvel é o sonho principal de milhões de brasileiros. Ter sua casa própria para morar ou mesmo como investimento é o objetivo de muitos. Após período de crise, o mercado imobiliário demonstra tendências favoráveis para este e o próximo ano. Mas, antes de fechar negócio, é preciso saber como comprar um imóvel que esteja de acordo com sua realidade financeira e seus objetivos de vida.

Confira algumas dicas e conheça as vantagens e desvantagens das diferentes modalidades de compra.

Entenda o momento atual do mercado imobiliário para saber como comprar um imóvel

Na hora de avaliar a compra, é importante saber como está o momento atual do mercado imobiliário. Após um período de incertezas, especialistas apontam que este pode ser um momento bastante apropriado. Atualmente, a taxa de juros oferecida nos financiamentos de imóveis está mais baixa do que nos anos anteriores – abaixo de 9%. 

A variedade de alternativas também é um fator positivo: há opções de imóveis usados e lançamentos, sem falar que as unidades recentes que estão nos catálogos das incorporadoras contam com valores bastante atraentes.

A Caixa Econômica Federal voltou a financiar até 70% do valor imóvel, o que, em si, é uma ótima notícia, mas seu potencial é ainda maior visto que tal fato alavanca as ações de outros bancos para também oferecerem opções vantajosas aos compradores.

Além disso, os preços dos imóveis estão mais estabilizados e a situação macroeconômica do país está mais favorável, o que torna o momento propício para a realização do sonho da compra de um imóvel. 

  • Antes de saber como comprar um imóvel, estude a sua situação financeira

Como vimos, o momento atual é propício para a compra de um imóvel. No entanto, antes de sair assinando contratos, é preciso analisar com cautela a sua situação financeira.

Verifique qual é o valor que você teria para dar de entrada – incluindo saldo de FGTS -, qual a porcentagem de seu salário que poderia ser direcionada para pagamentos mensais, se você tem alguma reserva para pagamento dos trâmites e da documentação inicial, etc. Ter um planejamento sólido é fundamental para que você faça o melhor negócio possível dentro de sua realidade financeira.

  • Defina bem seus objetivos para o futuro

Ter uma casa própria é o sonho de muita gente. No entanto, antes de começar sua busca, faça uma autoanálise de seus objetivos para o futuro.

Por exemplo, se você quer ter filhos dentro de poucos anos, um apartamento de um dormitório, por mais que esteja com valor atrativo, pode não ser a melhor opção.

Como comprar um imóvel: vantagens e desvantagens dos modelos de pagamento

  • 1. Prós x contras de comprar um apartamento à vista

Em teoria, poupar dinheiro para pagar à vista é melhor do que financiar o imóvel e pagar juros. Isso porque você conseguirá uma negociação melhor, a um custo final mais acessível do que o obtido via financiamento.

No entanto, por tratar-se de um bem de alto valor, juntar o dinheiro para pagá-lo à vista pode demandar muito tempo. Assim, essa opção de como comprar um imóvel é vantajosa para quem começou a poupar desde cedo ou que recebeu um valor substancial recentemente.

  • 2. Prós x contras de comprar um apartamento financiado

Para quem mora de aluguel, o valor da parcela de um imóvel pronto para morar pode substituir o valor de locação pago mensalmente, o que torna essa opção bastante atrativa para esse público.

No entanto, como ponto desfavorável, é importante saber que o valor final do imóvel será maior do que aquele que seria pago à vista. Ainda, em geral, o financiamento exige que o comprador desembolse cerca de 30% do valor do bem para a entrada, o que também exige certo planejamento e que se poupe dinheiro antes da aquisição do imóvel.

  • 3. Prós x contras de comprar um apartamento via consórcio

Para quem não tem o valor para pagar o imóvel à vista ou para dar uma entrada mais substancial em um financiamento, o consórcio pode ser uma boa alternativa. Por meio de seus sorteios, você poderá ser contemplado com uma carta de crédito antes do prazo final e já poderá escolher o seu imóvel para compra – no entanto, é preciso ser bem consciente de que isso também pode demorar para acontecer.

Em relação ao financiamento, o consórcio conta, ainda, com uma vantagem adicional: não possui juros embutidos. Mas, claro, há outros custos envolvidos como a taxa de administração, porém ela é menor do que os juros comumente encontrados no mercado para financiamentos de longo prazo.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as melhores formas de como comprar um imóvel, continue aprendendo sobre o tema! Acompanhe os conteúdos de nosso blog – há sempre novidades e dicas para ajudá-lo a fazer o melhor negócio!

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: