ico Comportamento
08/08/2018

Como arrumar a casa sem faxineira. Dicas de organização.

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Muitas pessoas costumam realizar as tarefas domésticas, como arrumar a casa, de acordo com a necessidade do que vai surgindo. Mas conciliar a arrumação da casa com as outras tarefas do dia a dia, pode acabar tornando a vida um caos e a bagunça se instalar.

5 dicas importantes de organização residencial

  • Crie um cronograma de tarefas e siga à risca.

Você pode estabelecer um cronograma de tarefas diárias, semanais, quinzenais e mensais. Tarefas como tirar o lixo, lavar louça, colocar roupas no cesto são diárias. Dessa maneira, a faxina pesada pode ser semanal ou quinzenal: lavar banheiros, cozinha, aspirar, trocar roupa de cama. Porém, tarefas como limpar os vidros e os estofados podem ser feitas uma vez por mês. Lavar cortinas e tapetes dá pra ser feito até semestralmente.  

  • Como arrumar a casa diariamente e deixar tudo organizado.

Uma outra forma de como arrumar a casa é organizar um cômodo por dia, durante a semana e chegar ao fim de semana com tudo pronto. Dessa forma, otimizamos a manutenção semanal, como tirar pó, varrer, organizar roupas, objetos, passar pano, manter limpo.

  • Saiba quais são os hábitos diários que ajudam você a arrumar a casa.

O mais importante da limpeza e organização é criar hábitos. Diz o ditado que ambiente limpo não é o que mais se limpa, mas o que menos se suja. Hábitos simples como recolher cabelos do ralo, realizar as refeições à mesa, com um jogo americano embaixo para evitar sujar o chão, o sofá, derramar algo na toalha da mesa ou em outros lugares, reduzem em muito o trabalho de arrumar a casa. Guardar as roupas usadas ou colocá-las para lavar imediatamente após tirá-las, ajuda a manter a ordem. Limpar o fogão após cozinhar, mesmo que superficialmente, para não incrustar gordura também facilita a vida.

  • Atente-se a estes pontos cruciais para arrumar a casa e manter a organização.

Certamente, um problema que torna a organização difícil é o acúmulo de objetos sem utilidade. Papéis, documentos, roupas e calçados sem uso, todo tipo de objeto que não tem função no dia a dia deve ser guardado da maneira correta ou ser jogado fora. Há uma regra que diz que você não usa aquele item há 3 meses, você não precisa dele. Evidentemente, documentos importantes devem ser armazenados, respeitando os prazos legais para mantê-los em sua posse, de forma que estejam à mão quando precisar de alguma comprovação.

  • Moradores precisam atuar em conjunto.

Outra dica fundamental é que todos os moradores da casa colaborem com a organização e limpeza. Dessa forma, pode-se estabelecer tarefas cada um. Além disso, as atividades de organização pessoal, como organizar o próprio armário, manter a pia do banheiro limpa e organizada quando utilizar. Um hábito que ajuda muito no bem-estar da família quando todos colaboram é lavar as louças que utilizar. É preciso estipular para cada pessoa um número de atividades do cronograma para que seja justo e menos trabalhoso para os demais.  

Agora você já sabe como arrumar a casa e por onde começar, fica bem mais fácil manter tudo organizado, sem bagunça e sem ajuda profissional. No nosso blog, tem muito mais conteúdo do tipo “faça você mesmo”. Boa leitura.

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: