ico Comportamento
08/08/2018

Casa sustentável: Saiba como ter uma agora

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Uma casa sustentável consome menos energia.

Você se preocupa com o meio ambiente e pensa não ter muitas opções para contribuir no seu dia a dia? Você pode estar enganado. Uma casa pode ser sustentável, de modo mais eficiente ou você pode simplesmente adquirir hábitos que reduzam o impacto do desperdício de energia. A utilização de placas solares pode reduzir muito os gastos de energia para o aquecimento de água por exemplo. Mas como tornar uma casa sustentável? Se você não tem essa possibilidade, comece utilizando eletrodomésticos de consumo reduzido. Procure pelos que possuem o selo Procel de economia de energia. Além disso, criar hábitos como desligar todas as luzes e aparelhos quando não estiver utilizando, secadores de cabelo e chapinha. Essas são medidas que podem ser muito úteis para seu bolso e para o planeta.

Uma casa sustentável consome menos água.

Poucos sabem, mas a água utilizada no banho pode ser canalizada para a descarga e a que escoa do telhado pode ser direcionada para uma cisterna. Com uma pequena reforma é possível criar esses sistemas, e na hora de construir, essas são dicas superimportantes. Além disso, hoje o mercado oferece opções de chuveiros e torneiras que evitam o desperdício de água. De fato, existem hábitos simples que podem reduzir o consumo de água, como fechar a torneira na hora de se ensaboar no banho e lavar a louça em balde de água. Lembre-se também de colocar o chuveiro no modo verão, sempre que possível. Decidir economizar água, tornar sua casa sustentável vai demandar mais cuidados e mudanças. Porém tudo isso compensa no final, para você e para o meio ambiente.

Do lixo à horta: ser sustentável tem muitas possibilidades.

É provável que separar o lixo para a reciclagem seja a forma mais simples de contribuir com a natureza. Latas, potes, papéis, caixas vazias, tudo pode ser reaproveitado e evitar os gastos de recursos altíssimos que as indústrias usam para produzi-los. Por outro lado, sabemos que muitos materiais demoram séculos para se degradarem na natureza. Separar o lixo é o primeiro passo para tornar sua casa sustentável.

Por fim, o lixo orgânico pode ter um destino interessante: a compostagem, processo que transforma os restos de comida em adubo. Muitas pessoas estão fazendo a compostagem em casa e em condomínios. Além disso, você ainda pode utilizar seus resíduos em uma horta, completando um ciclo de economia e cuidado com o meio ambiente. Ter alimentos produzidos em casa é uma forma de consumir menos agrotóxicos, de combater os aumentos abusivos do mercado.

Agora que você sabe um pouco mais de como tornar uma casa sustentável, vale a pena estar mais atento a essas ações. O resultado é economia! Quer saber sobre outros assuntos? No nosso blog, tem muito mais conteúdo. Boa leitura!

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: