ico Arquitetura e decoração
26/04/2018

Apartamentos pequenos: ideias para aproveitar cada cantinho

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Atualmente, os apartamentos pequenos são uma tendência no mercado imobiliário. Como os apês mais modernos têm metragens menores, é fundamental pensar em uma decoração para os espaços pequenos que seja inteligente e funcional. Dessa forma, seu imóvel pode parecer bem mais amplo do que realmente é.

E para conseguir essa sensação de amplitude, escolha uma decoração otimizada, que aproveita cada cantinho do seu imóvel. 

Certamente, a decoração em espaços reduzidos é um grande desafio. Por isso, é necessário apostar em uma movelaria feita sob medida, além de abusar de recursos ópticos que vão ajudá-lo a ter um ambiente mais amplo.

E nem sempre uma grande reforma é necessária. Mas muitas ideias e soluções simples podem ser utilizadas para otimizar o pequeno espaço da sua casa ou apartamento.

Confira as dicas para acertar na decoração de apartamentos pequenos.

– Valorize os tons claros

 Por exemplo, ao pintar as paredes e o teto com tinta branca ou clara, você cria um fundo infinito, que dá uma impressão visual de continuidade. Afinal, o branco reflete toda a luz do imóvel, o que favorece uma decoração clean. Escolhendo móveis brancos, pequenos objetos, almofadas e quadros coloridos ficam com a tarefa de dar vida e cor ao ambiente.

– Use todo o potencial de espelhos grandes na decoração de espaços pequenos

Perfeito se instalado em uma parede na sala de jantar ou em portas de armários nos quartos, o reflexo de espelhos cria a sensação de que o espaço do seu apartamento é maior. Uma parede espelhada bem posicionada tem a capacidade de dobrar a área de um cômodo. Além disso, pode dar mais profundidade ao ambiente.

– Aposte em móveis planejados

Certamente, os móveis planejados são outra opção interessante: instalar prateleiras e armários planejados ajuda você a aproveitar todos os cantinhos do imóvel.

– Cuide da iluminação do seu ambiente

Para garantir um ambiente acolhedor, é aconselhável ter a entrada de luz natural, o que também envolve a escolha de cortinas claras e leves. Uma iluminação direcionada a objetos decorativos e a escolha da tonalidade da luz ajudam a criar uma ilusão de ótica que favorece a amplitude de um ambiente.

– Opte por móveis pequenos e com multifunções

E para uma boa decoração de apartamentos pequenos, escolha móveis menores com personalidade e design. Fora isso, pense que é bem mais indicado ter um móvel menor e mais espaço livre para transitar do que móveis maiores que deixam o ambiente  “apertado”.

Móveis que mudam de acordo com a sua necessidade são práticos: um escritório com a ajuda de um sofá-cama vira quarto de hóspedes ou uma mesa lateral que se transforma em mesa de apoio quando você recebe visitas em casa.

-Invista em um conceito aberto

Quanto mais abertos e integrados forem os ambientes, maior será a impressão de amplitude no seu espaço. Por isso, vale a pena usar móveis baixos ou vazados na separação de cômodos, evitando barreiras visuais.

Porém, muitas divisões aumentam a sensação de aperto. Excluir uma parede acrescenta valiosos centímetros aos cômodos. Enquanto isso, uma área única que reúne sala de estar, cozinha e sala de jantar, garante um ambiente mais moderno, funcional e integrado, feito sob medida para quem gosta de receber amigos.

– Aproveite cada cantinho para organizar sua casa

Uma decoração para apartamentos pequenos feita de forma inteligente, leva em conta cada cantinho da casa. Por isso,  aproveite ao máximo as oportunidades para armazenar todos os pertences. Instale ganchos para pendurar bolsas e casacos atrás das portas, prateleiras nos cantos e armários nas quinas, por exemplo. 

– Deixe as bancadas livres

Pendure os objetos e utensílios culinários para otimizar espaço, principalmente na cozinha e banheiro, onde reunimos bastante itens. Dessa forma, você garante uma bancada livre, o que cria uma sensação de limpeza e organização.

– Defina a altura certa do forro de gesso

Para o imóvel não parecer menor do que é, tome muito cuidado com o forro de gesso. O pé-direito não deve ter menos que 2,60 m na sala e 2,40 m em banheiros. Em vez de colocar forro de gesso e lâmpadas embutidas, faça uma decoração que valorize lustres, pendentes e luminárias decorativas.

– Mesas de centro nem sempre são necessárias

Muitas vezes, as mesas de centro atrapalham o caminho. Adicione 60 cm em todas as direções para garantir uma melhor circulação no seu ambiente. Mesas laterais podem, às vezes, fazer o papel da mesinha de centro. Além disso, outra ideia é investir em um design inusitado ou em mesas menores agrupadas que se complementam.

– Deixe o piso à mostra.

Se você fizer questão, use tapetes da maior dimensão possível. Tapetes pequenos dividem o ambiente, atrapalham a circulação e dificultam ao arrastar as cadeiras. O mais indicado é deixar o piso à mostra. Placas compridas de madeira e porcelanatos em grandes formatos ficam lindos em apartamentos pequenos. Se você optar pelo porcelanato, escolha rejuntes de uma tonalidade próxima ao tom da borda do piso, que vai dar a impressão de uma pedra única, ampliando a percepção do espaço.

Agora que você já viu as ideias de decoração para os apartamentos pequenos, visite nosso blog e encontre outros textos que vão ajudá-lo a valorizar cada parte do seu apartamento.

 

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: