ico Cidades RNI
08/04/2022

Aniversário de Cuiabá, cidade onde a RNI constrói o Parque Ohara RNI!  

Em 8 de abril, Cuiabá completa 303 anos de fundação, e a RNI fica feliz em fazer parte dessa história!

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Em 8 de abril, Cuiabá completa 303 anos de fundação, e a RNI fica feliz em fazer parte dessa história! Para comemorar o aniversário e homenagear essa linda cidade com mais de 623 mil habitantes, e onde estamos construindo o condomínio Parque Ohara RNI, nosso nono empreendimento lá, e trouxemos pra vocês  algumas curiosidades!

Origem do nome Cuiabá

Há várias versões para a origem do nome Cuiabá. Uma delas é de que o nome tem origem na palavra bororo Ikuiapá que significa “lugar da Ikuia” (ikuia: flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar), o nome designa uma localidade onde os índios bororos costumavam caçar e pescar, no córrego da Prainha (que corta a área central de Cuiabá).

Outra explicação possível é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de Kyyaverá (que em guarani significa ‘rio de lontra brilhante’). Uma terceira hipótese conta que a origem da palavra está no fato de existirem árvores produtoras de cuia à beira do rio e que Cuiabá significaria “rio criador de vasilha”. Há ainda outras versões menos embasadas historicamente, que mais se aproximam de lenda do que de fatos.

Cidade sede na Copa de 2014

Cuiabá foi umas das doze sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014. Por estar localizada a cem quilômetros do Pantanal, a cidade foi escolhia como representante da região pantaneira.

“Cuiabano de tchapa e cruz”?

Uma expressão característica do linguajar cuiabano é falar que alguém é “cuiabano de tchapa e cruz” ou “chapa e cruz”. Segundo o pesquisador de doutor em linguística pela Universidade de São Paulo (USP) Manoel Santiago Almeida, o termo é usado para designar o cuiabano legítimo, que nasceu, vive e pretende morrer na terra natal. Por isso, a “chapa” é a certidão de nascimento, e a “cruz” é a de óbito.

No centro da América do Sul

Cuiabá fica localizada exatamente no eixo central da América do Sul, entre os oceanos Pacífico e Atlântico. Essa informação foi constatada pela primeira vez em 1909, por Marechal Cândido Rondon, engenheiro militar e sertanista conhecido por organizar expedições para desbravar o Mato Grosso e a Bacia Amazônica Ocidental. Tal condição de centro do continente foi confirmado pelo Exército Brasileiro em 1975. Por isso, foi construído o obelisco de mármore de 20 metros de altura na Praça Pascoal Moreira Cabral, que representa o marco inicial da cidade e registra as coordenadas exatas: 15º35’56” de latitude Sul e 56º06’55” de longitude Oeste.

Único museu brasileiro de brinquedos

Na década de 1960, a cuiabana e colecionadora de bonecas Terezinha Barros decidiu inaugurar, com recursos próprios, o primeiro e único museu brasileiro de brinquedos.

Lá, estão expostas bonecas como a de Shirley Temple, atriz mirim que fez muito sucesso em filmes musicais da década de 40; a boneca da Yeda Maria Vargas, a brasileira eleita primeira Miss Universo, e bonecas consideradas raras e de diferentes épocas, entre elas, da Carmem Miranda e o primeiro modelo da Barbie, lançado em 1959.

 

RNI em Cuiabá

A RNI está construindo um condomínio-clube em Cuiabá, o Parque Ohara RNI! Com lazer de clube em condomínio fechado, o empreendimento é composto por apartamentos de 2 dormitórios, ao lado da churrascaria Zebu, na Av. Fernando Corrêa da Costa, no bairro Coxipó.

A localização privilegiada concentra uma grande rede de comércios e serviços e está a 5 minutos de grandes supermercados, como o Assaí e do Fort Atacadista.

O Parque Ohara RNI reúne diversas áreas de lazer e convivência para a família toda, como bike compartilhada, pista de caminhada, piscinas, pet place, minicampo gramado e muito mais!

Quer saber mais sobre nossos empreendimentos em todo o Brasil? Acompanhe a RNI em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn. 💚

Fontes: Prefeitura de Cuiabá.

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: