ico Arquitetura e decoração
20/11/2018

Ambientes integrados: conheça essa tendência na decoração de imóveis

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

O desenvolvimento de ambientes integrados vem sendo cada vez mais comum nos projetos de decoração de interiores. Trazendo um conceito mais moderno e prático aos espaços.

Quer saber quais são suas vantagens e como podem ser melhor aproveitados? Entenda um pouco mais a seguir:

O que são os ambientes integrados?

Os ambientes integrados são aqueles que não apresentam divisão por paredes, ou seja, eles dividem o mesmo espaço físico. Eles reúnem duas ou mais propostas diferentes em um só lugar, agrupando cômodos. Trata-se de uma aposta voltada para a praticidade e otimização de espaço.

Essa é uma tendência forte sobretudo em apartamentos compactos proporcionando um melhor aproveitamento e um estilo despojado ao ambiente.

Vantagens x desvantagens dos ambientes integrados

Vantagens para aderir aos espaços integrados é o que não faltam. A praticidade é a primeira delas, visto que os ambientes ficam com acesso facilitado e a utilidade dos elementos se torna múltipla.

Outro benefício compreende a questão estética, uma vez que esse conceito é muito mais moderno e arrojado – deixando qualquer local com mais estilo. Vale lembrar de que essa é uma alternativa que otimiza os espaços, valorizando inclusive os mais compactos.

Falando das desvantagens é preciso considerar os pequenos inconvenientes que essa ideia pode trazer. Por exemplo, as questões de privacidade e organização podem ser prejudicadas – por esse motivo, é sempre importante considerar os seus hábitos de rotina. 

Dicas para integrar os ambientes

Há algumas dicas básicas para integrar os ambientes de forma inteligente e charmosa, sem causar estranheza ao contexto do espaço. São elas:

  • -Menos paredes

Quanto menos paredes, melhor! E não somente paredes de gesso ou tijolos – também qualquer outra divisória que desempenhe esse mesmo papel. Sobretudo em ambientes menores, essas divisórias ocupam um espaço que poderia ser melhor utilizado para a composição e o design do ambiente.

  • -Móveis multifuncionais

Usar e abusar de móveis multifuncionais é o que há de mais inteligente na proposta de integração de ambientes. Pufes com rodinhas, mesas estendíveis, poltrona que vira sofá… são todas ótimas apostas!

  • -Móveis para dividir ambientes

Nessa proposta, o uso dos móveis precisa ser estratégico, a fim de preservar a integração dos ambientes e também para criar um conceito característico para cada um dos espaços. Usá-los como divisores, então, é uma ideia muito bacana!

  • -Iluminação valorizada

A iluminação tem participação importante na decoração dos ambientes integrados e deve ser muito bem trabalhada para garantir a boa valorização do espaço.

Quanto mais natural puder ser, melhor, já que cria um ambiente mais intimista e confortável além de representar uma economia na conta de energia elétrica.

  • -Tipos de ambientes integrados

Há alguns ambientes que, em especial, costumam entrar nessa tendência. Isso porque ficam mais harmoniosos quando combinados à proposta. Por exemplo:

  • -Sala com cozinha

O estilo cozinha americana não vem de hoje, é uma proposição clássica que vem ganhando protagonismo nos projetos de interiores atuais. Trata-se de uma proposta que possibilita a interação e que, ainda, deixa a casa mais aconchegante.

  • -Sala com escritório

Integrar a sala com o escritório é outra tendência multifuncional e que ajuda na otimização do espaço e na interação entre as pessoas.

  • -Quarto com escritório

Transformar o quarto em um escritório também é uma aposta do conceito integrador. Unir o útil ao agradável pode ser inteligente e ainda dar mais personalidade ao espaço, sobretudo para quem atua no modelo home office.

  • Cozinha com área de serviço/lavanderia

As cozinhas, cada vez mais, passam a dividir espaço com a lavanderia, garantindo praticidade nas atividades do dia a dia e dando amplitude aos espaços.

Apostar na tendência dos ambientes integrados é uma ideia bastante inteligente e que garante um espaço bonito com um conceito moderno e atual. Além disso, é uma forma prática de organização que faz diferença para as rotinas do dia a dia. Pense nas suas necessidades e converse com seu arquiteto para idealizar a melhor opção para o seu espaço.

Para conhecer outras ideias de arquitetura e decoração, continue acompanhando as atualizações de nosso blog!

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: