ico Cidades RNI
25/01/2022

8 curiosidades sobre a Zona Norte de São Paulo!

Vamos contar 8 curiosidades sobre a Zona Norte, nosso cantinho especial na terra da garoa.

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Em janeiro, São Paulo completa 468 anos, e a RNI fica feliz em fazer parte da construção dessa história!

Para homenagear uma parte da cidade onde já entregamos oito empreendimentos e realizamos milhares de sonhos oito, vamos contar 8 curiosidades sobre a Zona Norte, nosso cantinho especial na terra da garoa. Quer saber quais? Continue lendo!

  1. Com aproximadamente 296 km² e 2.189.273 habitantes, essa região se destaca pelos 4,67m2 de área verde por habitante, superando todas as outras.
  2. A Zona Norte conta com 18 distritos que abrangem diversos bairros, como Vila Sabrina, Santana, Parada Inglesa, Tucuruvi e Jaçanã, eternizado pela voz de Adoniran Barbosa.
  3. Aliás, não tem como falar da história de São Paulo sem reconhecer que a Zona Norte é um berço da cultura paulistana. Além da famosa canção “Trem das Onze”, foi ali, no Jaçanã, onde funcionou um dos primeiros pontos de encontro entre artistas paulistanos: o primeiro estúdio de cinema da capital, inaugurado em 1949.
  4. Outra curiosidade é que nessa região fica o Pico do Jaraguá, o ponto mais alto de São Paulo, cujo mirante tem 1.135 metros de altura e que, também, foi a primeira mina de ouro do Brasil!
  5. É também no distrito de Santana onde há o Sambódromo, um dos maiores e principais desfiles carnavalescos do Brasil. Ainda em Santana, foi construído o primeiro aeroporto de São Paulo, o Aeroporto Campo de Marte.
  6. Já o bairro de Perus abrigou a primeira fábrica de cimento do país, a Companhia Brasileira de Cimento Portland, fundada em 1924. Lá, foi fabricado todo o material para construções importantes do país, como o Vale do Anhangabaú e a cidade de Brasília.
  7. É também na Zona Norte onde existiram as mais conhecidas fontes de água natural da cidade, como Fonte São Pedro, Fonte Gioconda, Fonte Fontalis e Fonte Cabuçu, infelizmente, desativadas pela falta de preservação.
  8. Você sabia que a região também abrigou famosos estúdios de emissoras de televisão, como as extintas Rede Excelsior e Rede Manchete? E celebridades como Jânio Quadros, Ayrton Senna e Hilda Hilst nasceram e/ou moraram lá.

RNI na Zona Norte de SP

saopaulo_jacana

Atualmente, o cantinho especial da RNI na Zona Norte de São Paulo é o bairro Vila Sabrina, onde estamos construindo o residencial RNI Nova Jaçanã.

Fundada em 23 de setembro de 1956, a Vila Sabrina, situada no distrito da Vila Medeiros, é um dos bairros mais jovens da cidade de São Paulo. Por ser um bairro repleto de praças, a Vila Sabrina foi carinhosamente apelidada de “Princesinha da Zona Norte”.

No meio da década passada, a região pertencia a imigrantes italianos, tanto que o nome “Sabrina” seria uma homenagem a uma artista italiana em turnê pelo Brasil. Além dos italianos, logo chegaram os moradores de origem portuguesa, japonesa e da região Nordeste brasileira.

Apesar de jovem, é um bairro que apresenta uma atividade comercial bastante intensa, com comércios e indústrias, além de ter uma localização privilegiada, com fácil acesso às rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra.

RNI em São Paulo

saopaulo_arvo

A RNI tem uma história de carinho e sucesso em São Paulo, com oito empreendimentos lançados ao longo de 30 anos, em diferentes pontos da cidade. Um deles é o residencial Alvo Lacerda Franco (foto acima), por exemplo, que fica a 2 minutos do Parque Aclimação, na região central.

Nosso mais atual lançamento é o  RNI Nova Jaçanã, um condomínio-clube de apartamentos com dois quartos e uma ampla área de lazer, com Sala de Cinema, Bicicletário, Academia, Pista de Caminhada, Playground, Espaço Gourmet, Salão de Festas e muito mais!

Este empreendimento é certificado pelo Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal, ou seja, sua construção possui excelência em sustentabilidade e em impacto positivo aos moradores.

Quer saber mais sobre nossos empreendimentos no estado de São Paulo? Acompanhe a RNI em nossas redes sociais: Facebook e Instagram 💚

Fonte: Guia ZN

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: