ico Cidades RNI
08/04/2022

259 de fundação de Gravataí, cidade do RNI Reserva Clube!

Em 8 de abril, Gravataí completa 259 anos de fundação, e a RNI fica feliz em fazer parte dessa história!

compartilhe: icone twitter icone facebook icone messenger icone linkedin icone whatsapp icone email

Em 8 de abril, Gravataí completa 259 anos de fundação, e a RNI fica feliz em fazer parte dessa história! Para homenagear essa linda cidade com mais de 273 mil habitantes, onde acabamos de lançar o condomínio RNI Reserva Clube, nosso segundo empreendimento no município, vamos contar algumas curiosidades!

Origem indígena

Em abril de 1763, cerca de mil indígenas guaranis que faziam parte das missões jesuíticas foram trazidos pelo Capitão Antônio Pinto Carneiros para formarem a então Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos.

Pouco mais de seis anos após a fundação, a Aldeia dos Anjos iniciou o processo de urbanização, com a construção de escolas, olarias e um moinho. Em 1806, a aldeia foi considerada Freguesia, ou seja, distrito de Porto Alegre.

Já em 1880, pela Lei de 11 de junho, a Freguesia emancipava-se de Porto Alegre, ganhando a condição de Vila e passando a se chamar Nossa Senhora dos Anjos de Gravataí.

O nome Gravataí

O nome Gravataí é uma variação do nome Gravatahy, também de origem na língua guarani, em que “gravatá” é o nome de uma espécie de planta nativa da região, enquanto “hy” significa rio na linguagem nativa, portanto, Gravataí seria ‘’o rio de gravatás’’.

Desenvolvimento industrial

Já nas décadas de 1960 e 1970, Gravataí entrou em uma nova fase com a instalação das primeiras indústrias, a criação do Distrito Industrial e construção da Rodovia Osvaldo Aranha, conhecida como FREE-WAY, que liga a região metropolitana de Porto Alegre ao litoral sul.

A economia industrial é tão forte que Gravataí que a cidade recebeu, em 1997, o Complexo Industrial Automotivo da General Motors, uma das indústrias automotivas mais estruturas do mundo e importante fonte de lucros para os gravataienses, fazendo da cidade um polo da indústria metalmecânico brasileira.

Morro Itacolomi e rio Gravataí são patrimônios culturais do Estado

Além de ser a cidade com a quinta maior arrecadação de tributos do estado do Rio Grande do Sul, Gravataí também é rica em belezas naturais. Entre elas, se destacam o rio Gravataí e o morro Itacolomi, protegidos pelo Patrimônio Cultural do Estado. Além de pontos turísticos, esses lugares também representam a história da cidade, afinal, foi nas proximidades do rio onde foi fundada a Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, que deu origem à Gravataí.

Já no Morro Itacolomi, habitam espécies como lontras, bugios, guará-chaim (pequeno lobo), mão pelada, marreca, pé vermelho, rato do banhado, arapuãs, saracura, capivaras, pombas do mato, sabiás e muitas outras espécies, que tornam o local um verdadeiro santuário de preservação da fauna e flora típicas.

RNI em Gravataí

A RNI lançou, em dezembro de 2021, um residencial em Gravataí, localizado no ponto onde a vida acontece: o RNI Reserva Clube, é um condomínio-clube completo, com apartamentos de 2 quartos, 10 opções de lazer e portaria 24h. Tudo que você e sua família merecem!

Na melhor região da cidade, o empreendimento fica ao lado da Avenida Centenário e bem próximo da Rodovia Osvaldo Aranha (Freeway), que liga Gravataí ao litoral e à capital, 5 minutos do Centro, e a apenas 1 minuto do Gravataí Shopping e do Supper Rissul!

Quer saber mais sobre nossos empreendimentos em todo o Brasil? Acompanhe a RNI em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn. 💚

Fonte: Prefeitura de Gravataí

Receba as nossas novidades de forma exclusiva!

fique por dentro! siga nossas redes sociais: